domingo, 11 de novembro de 2007

ENDODONTIA MACEIÓ : RELATO DE CASO CLÍNICO UFAL (Rafaela Brandão)

RELATO DO CASO:
Paciente C. S. R., sexo feminino, 22 anos de idade procura atendimento ambulatorial com queixa de dor no dente 11 , sendo provocada pelo frio e difusa , não havendo relato de quaisquer alterações de ordem sistêmica.
Na história dental observou-se ausência de dor no dia do atendimento , apesar das características sintomatológicas citadas anteriormente. Clinicamente a coroa dentária do dente 11 apresentava-se escurecida ,sendo portadora de uma restauração classe III .Realizado o teste térmico (Endofrost) de vitalidade pulpar ,observou-se ausência de resposta nos dentes 11, 12 , 21 e 23 e, nenhuma alteração foi encontrada após realização dos testes de percussão e mobilidade. Radiograficamente havia presença de área radiolúcida periapical no lado direito e esquerdo , envolvendo os dentes 11 e 12 e dentes 21 e 22, respectivamente. ( Ver figura)
Sendo diagnosticado necrose pulpar dos elementos dentários 11, 12 e 21 , iniciou-se a necropulpectomia do dente 11, confirmada pelo teste de cavidade durante abertura coronária e, pela ausência de sangramento no conteúdo da cavidade pulpar.
Sequência Operatória:
O tratamento foi realizado em 2 sessões , sendo realizado no primeiro atendimento a limpeza e modelagem pela técnica coroa-ápice , empregando brocas gates-glidden e limas tipo K (acima do número 70) manuais de aço-inoxidável e de níquel-titânio (menores ou igual ao número 60). Durante todo o preparo foi utilizado como solução irrigadora hipoclorito de sódio a 2,5% (Q-Boa) , sendo empregada a lima patência para recapitulação entre um instrumento e outro.
Para remover o smear layer após a instrumentação do canal , utilizou-se 3ml de ácido etileno diaminotetracético (EDTA) por 3 minutos , sendo então neutralizado pelo hipoclorito para em seguida proceder-se a secagem e medicação do canal com hicróxido de cálcio e paramonoclorofenol canforando (Calen com PMCC).
No segundo atendimento , realizou-se a obturação do canal radicular do dente 11 com a técnica da condensação lateral e cimento à base de óxido de zinco e eugenol, sendo a mesma encaminhada para restauração da coroa dentária de forma definitiva .
No momento a paciente será submetida a tratamentos endodônticos dos dentes 12 e 21 , para posterior proservação após 1 ano de conclusão.






0 comentários:

 
Design by Daniel Moreira