terça-feira, 24 de junho de 2008

INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS ( PERGUNTAS AO PROF. DR. GILSON BLITZKOW SYDNEY)

Após enquete sobre temas a serem postados , um dos mais votados foi instrumentos rotatórios , sendo então convidado uma das maiores autoridades da Endodontia do Brasil para falar sobre o assunto, o PROF. DR. GILSON BLITZKOW SYDNEY ( titular de Endodontia da UFPR ).




1-O emprego de sistemas rotatórios é indicado para qualquer caso clínico, ou existem situações que contra-indicam ?"No meu entender, num primeiro momento, se eu pensar num preparo completo com limas rotatórias, eu diria que não são para qualquer caso clínico. O caso deve ser muito bem selecionado .Num segundo momento, se eu pensar no que escrevemos desde 1995... de que os sistemas automatizados são excelentes auxiliares do preparo...(1995,1997,2002), eu diria que eles podem ser sim, excelentes auxiliares do preparo em qualquer caso clínico. Como? Uma vez bem explorado e esvaziado, por exemplo naquele caso mais difícil, com curvatura um pouco mais acentuada, empregar um instrumento rotatório # 25/0.04 e um # 25/0.06 (ou se for o caso um # 20/04 e # 20/0.06), pode facilitar em muito a complementação do preparo mesmo que manualmente. A conicidade proporcionada por estes instrumentos, regularização que podem promover nas paredes e o acesso livre e direto que proporcionam à crítica zona apical, permite uma ampliação segura desta região e conferem um resultado final de alta qualidade".2-A realização do "glide-path " na patência até uma lima 15 manual é imprescindível ou podemos ir direto com limas rotatórias?
"Temos que ter em mente que:....os instrumentos rotatórios são excelentes auxiliares do preparo... e não posso esquecer que o preparo inicia manualmente com exploração e esvaziamento com limas # 10 e # 15, pelo menos. Isto é imprescindível para qualquer preparo, seja ele automatizado ou não. Não acredito nas técncias dos fabricantes que sugerem um determinado instrumento para ser utilizado de imediato até a medida de trabalho".
3-O emprego das brocas Gates-Glidden facilita o uso de limas rotatórias ou não? Quais os números que você recomenda para canais de molares e por quê?"É preciso entender que os instrumentos rotatórios destinados ao acesso radicular como Pré-Race, Orifice Shaper, as lima SX e S1, Endo Flare e outros, substituem as brocas de Gates-Glidden. Estas já estão com um destino marcado: o armarinho do museu da endodontia. Entretanto, o que se percebe, é que vamos ficando resistente às mudanças à medida em que o tempo passa. Aí insistimos em ainda usar brocas de Gates Glidden antes dos instrumentos rotatórios. Quando faço isto é porque não compreendi para que servem cada tipo de instrumento e cada tipo de conicidade".4- A incidência de fratura por fadiga é mais alta do que a por torção?"A partir do momento em que sua mão está calibrada para trabalhar com instrumentos rotatórios, podemos afirmar com certeza de que a fratura por fadiga supera em muito a por torção. Basta ver o número de vezes que um profissional bem calibrado consegue trabalhar com um jogo de lima de instrumentos rotatórios".
6- Que conicidade e número de limas devemos evitar na região apical de canais atrésicos e curvos ?
"O quanto ampliar a região apical está em função direta do grau de curvatura, do diâmetro do canal e da espessura mésio-distal das paredes. Esta regra vale para qualquer técnica ou instrumento empregado. Assim em canais com curvatura mais acentuada, conseguir ampliar a região apical com um instrumento # 25/0.04 já [é uma grande vitória. Se necessário, complemente manualmente. Caso não, lembre que um instrumento # 25/04 tem diametro 0.25 na ponta e 1mm depois seu diâmetro corresponde a 0.29 (quase uma lima #30) e mais 1 mm seu diâmetro corresponde a 0.33 (quase uma lima # 35. Se voce obturar com um cone de conicidade 0.04, terá um belo resultado".



Termino essa postagem agradecendo ao professor e amigo Gilson B. Sydney que tão gentilmente aceitou o convite , enriquecendo o conteúdo deste blog através de seus conhecimentos no campo da pesquisa e vivência clínica sobre instrumentação de canais radiculares acionada a motor.

Inês Jacyntho Inojosa

0 comentários:

 
Design by Daniel Moreira